quarta-feira, novembro 03, 2010

O Homem que cauculava

De Malba Tahan

m nome de Alá, Clemente e Misericordioso!1


Voltava eu, certa vez, ao passo lento do meu camelo, pela estrada de

Bagdá, de uma excursão à famosa cidade de Samarra, nas margens do Tigre,

quando avistei, sentado numa pedra, um viajante, modestamente vestido, que

parecia repousar das fadigas de alguma viajem.

Dispunha-me a dirigir ao desconhecido o sala2 trivial dos caminhantes

quando, com grande surpresa, o vi levantar-se e pronunciar vagarosamente:

- Um milhão, quatrocentos e vinte e três mil, setecentos e quarenta e

cinco!

Sentou-se em seguida e quedou em silêncio, a cabeça apoiada nas mãos,

como se estivesse absorto em profunda meditação.

Parei a pequena distância e pus-me a observá-lo, como faria diante de um

monumento histórico dos tempos lendários.

Momentos depois o homem levantou-se novamente e, com voz clara e

pausada, enunciou outro número igualmente fabuloso:

- Dois milhões, trezentos e vinte e um mil, oitocentos e sessenta e seis!

E assim, várias vezes, o esquisito viajante pôs-se de pé, disse em voz alta

um número de vários milhões, sentando-se em seguida, na pedra tosca do

caminho.

Sem poder refrear a curiosidade que me espicaçava, aproximei-me do

desconhecido e, depois de saudá-lo em nome de Allah (com Ele a oração e a

glória)3, perguntei-lhe a significação daqueles números que só poderiam figurar

em gigantescas proporções.

- Forasteiro – respondeu o Homem que Calculava -, não censuro a

curiosidade que te levou a perturbar a marcha de meus cálculos e a serenidade de

meus pensamentos. E já que soubesse ser delicado no falar e no pedir, vou

atender ao teu desejo. Para tanto preciso, porém, contar-te a história de minha

vida!

E narrou o seguinte:

1 O árabe muçulmano não inicia uma obra literária, ou uma simples narrativa, sem fazer essa evocação respeitosa ao nome de

Deus. Vale por uma prece.

2 Saudação. Veja glossário.

3 “Alá” ou “Allah” – Deus. Os árabes designam o Criador por quatrocentos e noventa e nove nomes diferentes. Os muçulmanos,

sempre que pronunciam o nome de Deus, acrescentam-lhe uma expressão de alto respeito e adoração. O Deus dos muçulmanos

é o mesmo Deus dos cristãos. Os muçulmanos são rigorosamente monoteístas.
 
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário